Técnico em Enfermagem

É um curso profissionalizante alinhado aos princípios norteadores da reforma sanitária e adota a ideia de saúde como componente da cidadania que deve assegurar melhores condições de vida às pessoas.

O aluno aprende a atuar com polivalência, iniciativa e ética, nesse vasto e diversificado campo, com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando sua integralidade. As práticas de promoção da saúde, a educação e a saúde coletiva estão associadas ao uso de novas tecnologias como as de diagnóstico e de atenção e cuidado ao cliente/paciente e se comprometem com esses princípios ao privilegiar a integralidade da atenção à saúde, levando em conta as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do processo saúde-doença.

O curso propicia tanto a formação plena do técnico de enfermagem, quanto a possibilidade de complementação da formação dos auxiliares para obtenção do diploma da habilitação técnica.

O que é ser enfermeiro?

Enfermeiro é o profissional que zela pelo bem estar e saúde de pacientes dando toda a assistência física e psicológica a esses pacientes e suas famílias. Ele é responsável por seguir a prescrição médica e se certificar de que o tratamento está sendo seguido corretamente.

Quais as características necessárias para ser um enfermeiro?

Primeiramente, é preciso gostar de cuidar do próximo. Os enfermeiros são profissionais muito importantes no tratamento de enfermidades, pois são eles que acompanham diariamente o tratamento do paciente. Além disso, o enfermeiro precisa saber que seu trabalho não é apenas técnico, mas, sobretudo, humano. Esse profissional deve ter sempre uma palavra de conforto, ou simplesmente ouvir o paciente.

Principais atividades

> Auxiliar o médico em tarefas como: dar pontos, aplicar injeções, medir a pressão, medicar, fazer curativos, remover o paciente, etc.

> Acompanhar o doente nos hospitais e postos de saúde

> Cuidar de pessoas que estendem o tratamento para suas casas, como nos casos chamados de homecare

> Dar assistência física e fazer companhia a pessoas idosas

> Atuar na área administrativa da equipe de enfermeiros, coordenando os trabalhos a serem seguidos

> Áreas de atuação e especialidades

O enfermeiro encontra diversas áreas de atuação para se dedicar. Com a crescente evolução nos tipos de tratamento aos pacientes, há necessidade da constante atualização dos profissionais. Ele pode atuar como integrante da equipe médica de um hospital, da área de saúde de empresas, acompanhar pacientes em fase de tratamento domiciliar (homecare) e trabalhar em laboratórios junto a farmacêuticos. Também, pode trabalhar junto ao governo em programas de saúde e equipes que fazem a vigilância sanitária de empresas, escolas e outros estabelecimentos comerciais.

O profissional de enfermagem pode especializar-se na área acadêmica, ministrando aulas nos cursos de enfermagem e produzir artigos que contribuam de alguma forma para a evolução do tratamento médico.

Mercado de trabalho

O profissional de enfermagem, ao contrário do que muitos pensam, não encontra mercado de trabalho somente dentro dos hospitais ou postos de saúde. Ele pode atuar como integrante da área de saúde de empresas, cuidar de pessoas em tratamento em casa e em laboratórios junto aos farmacêuticos na elaboração de implementos científicos que melhorem a eficácia dos tratamentos médicos. Também, pode atuar em programas como o Saúde da Família e em equipes que façam a vigilância sanitária de empresas, escolas e outros estabelecimentos comerciais.

Pode se especializar também, na área acadêmica, produzindo artigos que visem contribuir de alguma forma para a evolução no tratamento dos pacientes, a partir do estudo de casos. Para quem deseja especializar-se na área acadêmica, também, há a opção de dar aulas nas universidades de enfermagem espalhadas pelo país. A enfermagem é uma profissão predominantemente exercida por mulheres, mais de 70% dos profissionais da área são do sexo feminino, porém não há uma diferença salarial significativa entre homens e mulheres nesta profissão.

Duração do curso: 24 meses

Média Salarial: $ 1.600,00