Técnico em Saúde Bucal

É um curso profissionalizante que capacita o aluno a atuar, sob supervisão do cirurgião-dentista, na promoção, prevenção e controle das doenças bucais; a realizar atividades clínicas (como aplicação tópica de flúor, remoção de biofilme, isolamento do campo operatório, inserção de materiais odontológicos nos preparos cavitários, realização de tomadas radiografias intrabucais, remoção de suturas, seleção de moldeiras, elaboração de modelos de gesso, conforme legislação vigente – Lei nº 11.889/2008) voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do paciente é supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho do auxiliar em saúde bucal.

O intuito é formar profissionais qualificados e habilitados que atuem na área de saúde bucal. Esta área de serviço está organizada em equipes de trabalho compostas por Cirurgião-Dentista, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal.

O que é ser um técnico em saúde bucal?

Este profissional é capacitado sob supervisão do cirurgião-dentista, na promoção, prevenção e controle das doenças bucais; realizar atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do paciente; e supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho do auxiliar em saúde bucal.

Áreas de atuação e especialidades

O técnico em saúde bucal é profissional que atua em clínicas ou consultórios odontológicos públicos ou privados e no Sistema Único de Saúde (SUS). Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do cirurgião-dentista. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o técnico em saúde bucal que, para ficar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia de seu Estado (CRO).

Duração do curso: 24 meses

Média Salarial: $ 1.800,00